Autismo, não critique, não despreze: CONHEÇA!
/>

Novo cid do Tea - Transtorno do Espectro do Autismo

O autismo é chamado de espectro, justamente pela sua diversidade, ou seja, há inúmeras diferenças de um autista para outro e não há uma comprovação científica de onde vem, qual a sua causa.

O transtorno do espectro do autismo não é revelado em exames. Muitos médicos, talvez pela inexperiência sobre o autismo, indicam exames como bera (audição), cariótipo (genética) e tomografia ou eletroencefalograma (análise cerebral). Mas a verdade é que o diagnóstico somente pode ser feito através de exame, avaliação clínica, onde se analisa as características e critérios diagnósticos, baseados no comportamento e atitudes.

Embora alguns profissionais (psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, analistas, terapeutas) possam fazer sugestões sobre o Tea, somente o médico, psiquiatra ou neurologista, pode laudar. E, se o médico mesmo ciente de todos os sintomas de autismo titubeia, o melhor é procurar outro que seja mais empenhado e consciente, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior a evolução nos tratamentos.

Espero que através deste post, pais, mães e profissionais consigam entender melhor sobre esse transtorno que por mais difícil que seja de lidar, pode ser aprimorado e melhorado, basta acreditar e lutar

A partir deste ano, 2022, a Organização Mundial de Saúde, através da Cid 11 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas de Saúde), mudou o código do Autismo f84, que agora será denominado TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, sob o código 6A02 e Transtorno do Neurodesenvolvimento.

Na Cid 10, o autismo trazia os seguintes diagnósticos:

A cid 11 reúne todos esses diagnósticos dentro do Transtorno do Espectro do Autismo e possui oito subdivisões, classificadas de acordo com a capacidade intelectual e a linguagem funcional

No 6A02, a pessoa autista não possui deficiência intelectual, tem um leve ou nenhum comprometimeto na fala, geralmente comunica-se muito bem, sabe expressar suas opiniões e desejos

NO 6A02.1, além do autismo, possui deficiência intelectual, mas não tem prejuízo da linguagem funcional, geralmente tem dificuldades em aprendizado

No 6A02.2, não possui deficiência intelectual, entende as coisas mas não sabe usar a linguagem funcional. Muitas vezes, apesar de entender o mundo à sua volta, não verbaliza suas opiniões e sentimentos.

No 6A02.3, além do autismo há deficiência intelectual, não compreende o mundo à sua volta e há prejuízo na linguagem, ou seja, é não verbal.

6A02.4 = há um amplo discernimento da realidade, entende as coisas mas nem sempre se expressa bem, pode haver um leve prejuízo na linguagem funcional

No 6A02.5, além do autismo há deficiência intelectual e não há linguagem funcional, não consegue utilizar a linguagem para conviver na sociedade.

6A02-Y é quando além do autismo, existem outras comorbidades ou limitações, mesmo quando a lingtuagem não é afetada.

O 6A02-z se refere a pessoa autista mas sem especificações de limitações e comprometimento. Ou seja, há critérios diagnósticos mas não existem características determinantes.

Reunião geral de janeiro de 2022

Iniciamos o ano com muita força e vontade de vencer. Tivemos a vacinação para crianças acima de cinco anos e nossa reunião geral foi maravilhosa. Contamos com a apresentação da banda gcm e conversamos sobre o novo cid de Tea.

Infelizmente, tivemos que dispensar quatenta autistas mas seguimos firmes e determinados a criar uma nova história

A primeira reunião de 2022, foi destinada para falarmos sobre o novo Cid do Tea (Transtorno do Espectro do Autismo). Falamos sobre cada subdivisão do transtorno e foi uma ótima oportunidade para trocarmos experiências e esclarecermos nossas dúvidas sobre esse tema. Houve uma boa interação com as mães.

Parceria com o Garden Shopping Itaquá

Recebemos doações do Garden Shopping, de mantimentos para as famúlias da Amai Azul.