Autismo, não critique, não despreze: CONHEÇA!
/>

Palestra "Conhecer e Acolher" Semecti

Em comemoração ao dia 2 de abril, dia Mundial de conscientização do Autismo, em parceria com a secretaria municipal de educação, realizamos a palestra "Autismo: conhecer e acolher".

Tanto na parte da manhã como à tarde, a Sra. Quezia de Lemos Morais, diretora do Departamento Educacional Especializado, abriu esse encontro com palavras de agradecimento. A banda musical da Gcm, apresentou algumas músicas e a Sra. Edni Moreira, presidente da Amai Azul, explanou sobre o Autismo e o novo cid do Tea (Transtorno do Espectro Autista).

Na parte da manhã, o Dr. Eduardo Boigues, prefeito da cidade, confirmou seu compromisso em ajudar a Amai Azul e outras entidades que cuidam de pessoas especiais.

A sra. Cintia Borges, Diretora da Educação Especial no Estado, falou da importância da parceria entre Estado e Município para uma educação mais inclusiva. A professora Rafaela falou sobre sua experiência como profissional e autistas e as mães da amai azul, Cássia Barbosa e Aline Souza, de manhã e Monica Nazario na parte da tarde., relataram suas alegrias e expectativas através do tratamento recebido por seus filhos na Amai Azul.

Na parte da tarde, além da programação realizada no período de manhã, houve uma preciosa palestra com a Sra. Elaine Miranda, psicopedagoga, capacitada em autismo, ABA e educação inclusiva, discorreu sobre autismo e suas implicações.

Esse encontro foi de grande valia para profissionais da área de educação e pais, pois marcou uma grande parceria visando a evolução e desenvolvimento dos autistas da cidade, independente de qual instituição faça parte, nível social ou grau de comprometimento dos autistas do município.

Nada contraria o verdadeiro aspecto

Indireta...😱 Ver pessoas que me difamam me imitando, tentando fazer o que eu faço, usando até minhas palavras, me dá a certeza do quanto minha luta valeu a pena. Virei referência kkkkkkkk 💃🏾 Se quiserem, posso ensinar, tá?

Comemorando o Dia do Circo

Pedagogia além da alfabetização.

Nossos palhacinhos tão lindos, deixaram pintar o rosto e ainda pousaram para a foto.

Meu Deus, como amamos esses autistas, viu?

10ª caminhada em prol dos autistas de Itaquaquecetuba

Em comemoração ao Dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, representando TODOS autistas de Itaquaquecetuba, caminhamos pelas ruas centrais da cidade reivindicando respeito, amor e igualdade. Participaram famílias de Arujá, Itaim e Mogi. Foi simplesmente, lindo! Por onde passávamos, as pessoas filmavam, tiravam fotos, faziam sinais de joinha, coração em apoio à nossa caminhada. Alguns até choravam! Muito obrigado Max-Car Itaquá por abrilhantar nossa caminhada à prefeitura municipal por nos autorizar, Secretaria de Trânsito Rogério Tarento e Secretaria de Segurança, Guarda Itaqua Guarda Civil Municipal por nos acompanhar e garantir nossa segurança e tranquilidade! Obrigado a todos que participaram por nos permitir a oportunidade de, de maneira tão linda e emocionante, lutarmos pelos direitos de nossos autistas!

Reunião Geral de Março/22

No dia 26 de março, realizamos nossa reunião geral no Auditório da Univeritas.

A equipe de psicologia nos recebeu com muito carinho e atenção, inclusive, cuidaram das crianças para que as mães pudessem participar tranquilamente.

De início, a Daniele, Vanessa e o Leandro, nos deram as boas vindas, colocando toda a equipe do curso de psicologia para nos auxiliar no que fosse preciso.

Após discorrer sobre as novidades e avisos da Amai Azul, Edni Moreira, presidente da Associação, falou sobre aceitação do diagnóstico de autismo. Afirmando que não há terapia melhor do que amor, orientou para que todos os familiares tratassem os autistas com igualdade e respeito, pois um olhar, um simples gesto, podem significar muito para a pessoa autista e, quanto mais se sentirem amados e acolhidos, mais irão evoluir e se aprimorar.

Em seguida, a psicóloga Cynara Mariano, conversou sobre higiene pessoal e educação sexual. Sobre higiene pessoal, afirmou que desde pequenos é necessário ter consciência de que higiene é uma questão de saúde, por isso é fundamental já ir ensinando as crianças a se cuidarem, para que o mal cheiro, a sujeira não virem coisas corriqueiras. Citando um caso de abuso/pedofilia, falou da importância de não se ter medo para tocar no assunto com os filhos, sempre dando os nomes corretos para as partes genitais, nunca apelidos e ensinando principalmente a não deixarem ninguém tocá-los. Muitos meninos também são abusados, desta forma, é preciso que os ensinem a se limpar sozinhos, cuidar de si mesmos, não deixando ninguém colocar a mão ou encostar.

Infelizmente, atualmente têm ocorrido muitos casos de abusos sexuais, mas se todos se previnirem, muitas coisas ruins podem ser evitadas.