A equipe de psicologia nos recebeu com muito carinho e atenção, inclusive, cuidaram das crianças para que as mães pudessem participar tranquilamente.
De início, a Daniele, Vanessa e o Leandro, nos deram as boas vindas, colocando toda a equipe do curso de psicologia para nos auxiliar no que fosse preciso.
Após discorrer sobre as novidades e avisos da Amai Azul, Edni Moreira, presidente da Associação, falou sobre aceitação do diagnóstico de autismo. Afirmando que não há terapia melhor do que amor, orientou para que todos os familiares tratassem os autistas com igualdade e respeito, pois um olhar, um simples gesto, podem significar muito para a pessoa autista e, quanto mais se sentirem amados e acolhidos, mais irão evoluir e se aprimorar.
Em seguida, a psicóloga Cynara Mariano, conversou sobre higiene pessoal e educação sexual. Sobre higiene pessoal, afirmou que desde pequenos é necessário ter consciência de que higiene é uma questão de saúde, por isso é fundamental já ir ensinando as crianças a se cuidarem, para que o mal cheiro, a sujeira não virem coisas corriqueiras. Citando um caso de abuso/pedofilia, falou da importância de não se ter medo para tocar no assunto com os filhos, sempre dando os nomes corretos para as partes genitais, nunca apelidos e ensinando principalmente a não deixarem ninguém tocá-los. Muitos meninos também são abusados, desta forma, é preciso que os ensinem a se limpar sozinhos, cuidar de si mesmos, não deixando ninguém colocar a mão ou encostar.
Infelizmente, atualmente têm ocorrido muitos casos de abusos sexuais, mas se todos se previnirem, muitas coisas ruins podem ser evitadas.